quinta-feira, 5 de junho de 2008

Tavira


O castelo e os muitos campanários das igrejas. O espelho de um rio onde se reflectem casas e jardins. Os triângulos dos telhados de tesouro. Os horizontes de praia e mar. Encantos de Tavira, cidade de arte e história, ponto de visita obrigatório no roteiro cultural do Algarve.
Em Tavira, a Serra do Caldeirão desce numa sucessão de colinas suaves até ao mar, ajardinada com pomares de sequeiro, onde oliveiras, amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras espalham aromas adocicados que se misturam com a maresia. A linha de costa é arenosa e suave, tranquila e muito convidativa nos seus 11 km de praias de areia fina e branca e água muito morna. Como sugestão: Praia da Terra Estreita, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas.

Também aqui se atravessa a Ria Formosa, que se extingue na Península de Cacela, o que proporciona aprazíveis passeios de barco.

A proximidade da ria oferece ainda ao concelho vantagens na pesca, possuindo Tavira o único arraial existente no país, o Arraial Ferreira Neto, que em tempos acolheu as famílias dos pescadores e os aparelhos de pesca do atum. O Arraial, agora transformado em hotel, conserva um museu sobre esta antiga arte de pesca.
Outros elementos marcam ainda a imagem do concelho: as salinas, cuja luz clara quase encandeia e os curiosos telhados de tesoura, telhados de quatro águas muito comuns em Tavira, sobretudo em casa apalaçadas.

Sem comentários: